Pressão no Rio

[21 nov 2013 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Le Don à Rio: azeite da Première Pression Provence homenageia a cidade (FOTO Pedro Mello e Souza)

Os azeites franceses estão mudando. Muitas vezes, o aviso vem no rótulo de vidros e latas, especialmente aquelas que vêm da Provence, onde estão as mais importantes áreas demarcadas do país. Um dos motivos é o câmbio para o cobiçado selo “bio”, tão exigente que se torna caro para antigos produtores.  Para fugir dos elementos não-orgânicos, especialmente os pesticidas, algumas variedades de azeitonas estão chegando ao panorama francês das oliveiras. Uma delas é a espanhola arbequina, que é resistente, além de produtiva e de proporcionar azeite de boa qualidade.

 

Uma amostra desse azeite chega ao Brasil com o rótulo da Première Pression Provence, que entregou ao dublê de produtor e cineasta Jean René de Fleurie a responsabilidade de fazer um óleo que representasse – e homenageasse – a cidade.  Em sua propriedade, o Château de Monfrin, na área do Gard, entre Nîmes, Avignon e Marselha, ele produz e prensa as azeitonas, que conferem bela cor dourada e aromas de casca de maçã e relva fresca. Ou a alcachofra, detectada pelos críticos do Le Figaro e do Paris Match, que considerou o rótulo como um dos melhores dos últimos tempos.

 

No lançamento, no quiosque da Première Pression Provence, no Shopping Leblon, a apresentação do formato para o Brasil: latas de 250ml por 99 reais. Leia mais sobre a azeitona arbequina aqui, no dicionário das azeitonas.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *