Concertina em ré menor

[17 dez 2013 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Sardinha assada: espinhosa e saborosa, no Cantinho das Concertinas (FOTO Pedro Mello e Souza)

Em dezembro, as dificuldades para se chegar à Cadeg se multiplicam. Natal gera histeria, que se potencializa com o calor, o congestionamento monstruoso e o longo garimpo por uma vaga. Volto no inverno. Enquanto isso, fica a experiência no Cantinho das Concertinas, em uma das últimas “ruas” do mercadão, de mesas já lotadas às 11 da manhã.

 

Com tudo isso, houve boa vontade com a mesa, conseguida com uma sutil dose de violência, com a cerveja quente, com a sardinha correta e com o bolinho de bacalhau grande como um limão siciliano. Não sei o que dá nessa gente pra gostar tanto de música ao vivo – e, pior, qualquer música.

 

Bolinho de bacalhau: frandão e sequinho (FOTO Pedro Mello e Souza)

O “vira” o ritmo festivo português, brejeiro e patético, começou a tocar 40 decibéis acima do rumor do beco, que já deixava qualquer conversa um passo atrás da compreensão. Com o aumento do volume de uma caixa de som já estourada, o ambiente passou a vibrar com a suavidade de uma esmirilhadeira.

 

A leitura labial foi a saída até a chegada do bacalhau. Quase cru, espinhento, seco. Não era acidente: as batatas ainda tinham a consistência de uma maçã, quase a mesma das cebolas, que, não sei se era o caso, mas não viram calor. De quente mesmo, só a nota: 280 reais. Preços populares? Vou seguir a dica de meu amigo Bruno: quer comer barato, vá a o Antiquarius.

 

Darei nova chance no inverno

 

Bacalhau assado: nova chance no próximo inverno (FOTO Pedro Mello e Souza)

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *