Ovomaltine: 150 anos

[11 out 2014 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

A nossa sorte é que o Ovomaltine é anterior a essa febre do chocolate percentual, que te proibe de cultuar sabores de infância e de constrange a idolatrar amargores insuportáveis. Assim a gastronomia perde a graça. Mas o antídoto está no próprio Ovomaltine, aquele do Bob’s, velho de guerra, batido naquela coqueteleira de pino e hélice – Um brinde espumoso a ele, que completa, desde a sua primeira concepção como um pó fortificante, 150 anos de idade. Século e meio! Ainda éramos império. Ou somos ainda, sei lá, entregues que fomos ao lado negro da força.

 

Fiz uma pequena linha do tempo abaixo, que começa com as primeiras experiências para debelar, na Suíça, aquilo que é impensável hoje, a má nutrição. Passa pelo acidente que nos deu o crocante que tínhamos em Ipanema, na volta da praia. E pelas mannhãs, em que tínhamos, ainda na lata elegante, os sabores malte, chocolate e suíço. E termina (por ora) na sobremesa que o Margutta fez para celebrar o Dia das Crianças: um brigadeiro de Ovomaltine. Grazie, Paolo Neroni.És mais um para acabar de vez com a discussão em que metem um pobre Toddy para concorrer contra duas armas imbatíveis: o paladar e a memória afetiva.

 

Nessa timeline, não incluo desvios como as pastas que imitam nutelas, biscoitos sorvetes ou recheios. Fico com a imagem da infância, da lata dura, selada com metal (todo cuidado era pouco para não cortar o antebraço) e que lavávamos e usávemos depois para guardar cacarecos ou – como no meu caso, o time multicampeão mundial de futebol de botão.


Brigadeiro na colher, do Margutta: Ovomaltine na veia. E no veio

1865

Com base em pó de chocolate, ovos e extratos de malte, surge o primeiro formato do Ovomaltine, que o farmacêutico Georg Wander desenvolve, em parceria com seu filho, como um complemento nutricional para crianças.

 

1868

Com a “maltsuppe”, Georg Wanders chega ainda mais perto da fórmula atual do Ovomaltine.

 

1904

O produto é lançado no varejo, em latas, com a inscrição “kraft nahrmittel”, que significa alimento fortificante.


Ovomaltine, na lata de 1904

1909

Por uma falha de registro, o Ovomaltine chega à Inglaterra com grafia diferente: Ovaltine, que prevalece até hoje.

 

1915

Dez anos depois de chegar ao varejo, na Suíça, o Ovomaltine é lançado nos Estados Unidos, que conservam a mesma grafia equivocada dos ingleses. A primeira fábrica do produto das Américas é construída em Boston.

 

1931

A série de rádio “Annie, a órfã”, é patrocinada pela Ovomaltine, que conquista fatia de mercado via marketing – na época que não havia marketing.

 

1940

É a década da chegada do Ovomaltine ao Brasil. Segundo a comunicação oficial da empresa, um erro de ajuste no maquinário original fez com que o produto fosse menos pó e mais flocos, determinando o paladar brasileiro pela marca.

 

1960

A parceria com o Bob’s estabelece o padrão do milk shake no Brasil: consistente, aveludado e com extra polvilhada do crocante do Ovomaltine por cima.

 

2004

Paolo Neroni celebra o Dia das Crianças com um brigadeiro de Ovomaltine em sua sobremesa.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *