O scotch e o jerez

[27 jan 2012 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Bruichladder Sherry Special no Esplanada Grill (Foto: Pedro Mello e Souza)

Isso que está na foto acima é uma raridade. Trata-se de um dos mais finos Islay malt whiskies existentes, o Bruichladdich em uma série especial, envelhecida em barris em que, anteriormente, curtiu-se o vinho de Jerez do produtor Fernando de Castilla. Batizada de Sherry Special, essa tiragem de bela garrafa azul ganha complexidade e o toque abaunilhado da bebida espanhola, que enriquece a o já elegante aroma floral do malte da destilaria escocesa e de seu uísque de 12 anos (reais) de envelhecimento.

 

Jim McEwan e a cor do seu uísque: poente.

Poente de inverno é a poética denominação que a cor do uísque ganha de Jim McEwan, o responsável pelo preparo da bebida.

 

Bruichladdich -pronuncia-se “bruc ladi” e significa “litoral pedregoso”. É um dos mais finos exemplares daquilo que é conhecido como Islay whisky, ou seja, o uísque produzido com a água puríssima do sul da ilha de Islay, localizada ao largo do litoral oeste da Escócia.

 

A destilaria foi fundada há 130 anos e ainda mantém os equipamentos da era vitoriana, em que foram instalados.

 

A área de Islay (“a ilha”, em dialeto gaélico) é pouco maior do que o centro de São Paulo, mas conta com um complexo de outras distilarias nobres – Ardbeg, Caol Ila, Bowmore, Bunnahabhain, Lagavulin e Laphroaig. Todas elas ganham do solo e da água do local notas minerais especialmente apreciadas por quem degusta uísque, como iodo, turfa e alcatrão.

 

 

O litoral pedregoso de Islay

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *