Evohé, Baixo Aragão

[27 fev 2013 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Garnacha: vinhas antigas na região do Baixo Aragón

 

Nem tudo que se refere a Carnaval precisa ser de baixo nível. Que o diga o pessoal do Bajo Aragón, mais exatamente na Bodegas Leceranas, onde a uva garnacha encontrou o solo para a fundação do vinho Evohé – o nome é esse mesmo, mas que as colombinas, os arlequins e, principalmente, os palhaços, não se empolguem: o nome não remete a nenhuma licenciosidade tropical: é trabalho sério, em um dos poucos pontos ainda inexplorados da região, onde a casta é plantada há 8 séculos.

 

Na realidade, os proprietários nem sabem o porquê do nome no rótulo. Talvez uma evocação similar à que vez Manuel Bandeira:

 

Vinhos!… que é o meu fraco!…

Eu’voé Baco!

(Merci, Mara)

 

Mas essas alegorias pouco nos adereçam e, por trás da fantasia do nome, há um vinho leve e equilibrado, sem as saliências de um vinho jovem, como se espera de uma safra 2009. É um varietal de uva garnacha, de aromas mais quentes, como ameixas secas e uma erva no nariz, que evolui para chocolate, em uma complexidade que pode vir das vinhas centenárias – literalmente, pois foram plantadas em 1912 – e da acidez de um vinho que não viu madeira.

 

Evohé Garnacha

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *