Grands Chefs no Blason

[22 mar 2011 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Há um ano não revia Flávia Quaresma. E falo que revia com intimidade mesmo, de quem foi mais do que colega de colégio, mas de que foi vizinho e teve de aturar, em dias de contenção, os aromas de chocolate ou de refogados esplêndidos, que tomavam conta da atmosfera da Gávea, onde convivemos, com silêncio excessivo, por décadas.

 

Por isso limpei agenda para participar do jantar que ela organizou para a imprensa, no Blason, em parceria com Pierre Landry. Por força muito maior, não pude honrar com o convite.

 

O cardápio esteve em cartaz por dois dias, no restaurante da belíssima Casa Julieta de Serpa, no Flamengo. E marcou o primeiro evento da série Les Grands Chefs, que a casa promove no rastro de uma mudança de perfil que contam com a chegada do sommelier João de Souza e do próprio Landry.

 

O cardápio abriu com um risoto de abóbora com vieiras e presunto parma crocante e um chardonnay brasileiro, o Don Abel 2008. Seguiu com o filé de cherne grelhado com quiabo e cúrcuma, e molho frutas tropicais. Acompanhando, outro branco, dessa vez um alentejano, o Esporão “Private Selection” 2008, comum corte que não conhecia: sémillon, marsanne e roussanne.

 

No capítulo carnes, um filé mignon de vitela com palmito pupunha, shitake e tamarindo. Dei uma checadinha na Wine Spectator e a sugestão do Joãozinho foi corretíssima: um Villa Antinori 2006, um sangiovese cortado com cabernet sauvignon, merlot e syrah. Por fim, um moelleux de chocolate com farofa de castanha do Pará e coulis de cupuaçu. O Banyuls Grand Cru 1999 que virá junto é somente a mais perfeita parceria com o o chocolate – opinião minha.

 

Preço por pessoa, tudo incluído: 330 pratas

 

Blason

Praia do Flamengo 340.

Reservas: 2551-1278.

www.casajulietadeserpa.com.br

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *