O uísque do sol nascente

[21 jul 2012 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

 

Quem me contou essa história foi ninguém menos do que o mítico escritor mineiro Otto Lara Rezende. Em uma viagem que fez na extinta linha Rio-Tóquio, pela igualmente extinta Varig, em fins dos anos 70, um grupo que o acompanhava nas quase 12 horas de viagem exaltou (e abusou) da qualidade dos uísques que eram servidos a bordo.

 

E apostavam na região de origem daquele rótulo tão especial. No desembarque, perguntaram. Com a resposta, o assombro: era um uísque japonês, o Suntory, celebrado até hoje pela idade – estão completando 90 anos de existência – e pela qualidade de alguns de seus produtos, especialmente esse da foto, o Yamazaki.

 

Trata-se de um single malt tão popular por lá quanto um Glenfiddich por cá. A água puríssima dos arredores de Kyoto está entre os elementos festejados da bebida que, se é surpreendente para os brasileiros, xiitas que são do scotch, é vendida em mais de 30 países, inclusive os Estados Unidos, que contribuíram com a sua projeção.

 

E suas ediçõs de 25 anos e o safrado de 1984 foram considerados esse ano e ano passado, respectivamente, como os melhores single malts do mundo.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *