Vestindo líquidos

[26 jul 2012 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Grandes marcas de bebida convidam estilistas para desenhar garrafas comemorativas, numa parceria em que as duas partes saem no lucro

Rafael Teixeira

(especial para a revista Magazine CasaShopping, 39)

 

Um dos uísques mais famosos do mundo, o Chivas Regal fugiu do branco para comemorar um réveillon. No final de 2010, a marca escocesa lançou uma garrafa especial para o seu blend de 18 anos, com roupagem fashion, desenhada pela estilista inglesa Vivienne Westwood.  O invólucro é praticamente uma roupa: nas cores azul, vermelha e cinza, tem botões metálicos e uma espécie de medalha. A iniciativa é mais uma de diversas que vem ocorrendo nos últimos anos, na mesma linha: garrafas de bebida que são redesenhadas por grandes nomes do mundo fashion.

 

Chivas 18 veste Vivienne Westwood

 

O próprio Chivas 18 já foi vestido outras duas vezes: pelo britânico Alexander McQueen e pelo francês Christian Lacroix. “Como se trata de um consumo muito ligado a comportamento, as marcas de bebidas geralmente trabalham muito bem o seu branding”, diz Ana Couto, CEO do escritório Ana Couto Branding & Design.  E se é verdade que uma roupa revela muito sobre o homem que a veste, dá para dizer o mesmo de… garrafas? “Apresentação é fundamental no primeiro contato. Ela pode dizer muito, mas também pode causar decepção, já que a expectativa aumenta”, diz o sommelier Dionísio Chaves, do restaurante Duo, no Rio de Janeiro.

 

A invasão dos estilistas à seara do design de objetos não é exatamente nova. Hoje, difícil é encontrar algo que já não tenha sido transformado por eles, de frascos de perfume a carros, passando por itens de decoração, aparelhos eletrônicos e mobiliário. Mas as garrafas parecem estar ocupando um lugar de destaque nesse rol.  “Se estilistas e marcas se conectarem respeitando suas personalidades, pode ser uma parceria de sucesso para ambos”, diz Ana Couto.

 

Novo estilo do Chivas 18, dessa vez com Christian Lacroix.

Exemplos não faltam. No ano passado, além do Chivas, a marca francesa de água mineral Evian convidou o estilista japonês Issey Miyake para uma parceria. O resultado foram garrafas em estilo sutil, leve e elegante. A ilustração, pintada no próprio vidro, mostra uma flor em que as pétalas, o miolo e até a folhinha no caule são garrafas estilizadas. Nesse ano, o desenho é assinado pela grife Courrèges.

 

O vídeo de apresentação da parceria define bem o conceito: produzido em computação gráfica, mostra camisas que vão se transformando em garrafas, como se as vestissem. Como de hábito, trata-se de uma edição limitada, difícil de encontrar: só está à venda nas lojas de Miyake no Japão, França, Suíça, Inglaterra e Estados Unidos.

 

Séries especiais da Evian: de Gaultier a Paul Smith, de Issey Miyaki a Courrèges.

 

Antes de Miyake, a Evian já havia convidado Lacroix – que fez desenhos detalhadíssimos, lembrando renda –, seu conterrâneo Jean Paul Gaultier – que fez cinco versões inteiramente transparentes da garrafa, em cristal Baccarat – e, mais recentemente, o britânico Paul Smith – que desenhou fitas coloridas (como as de ginastas) no gargalo e cinco tampinhas diferentes.

 

Tentação para colecionadores, assim como a edição limitada das garrafas comemorativas da vinícola californiana Turning Leaf desenhadas pela dupla Bruno Basso e Christopher Brooke. “Há uma complexidade na criação do vinho, de encontrar a mistura exata e o equilíbrio de sabores, e isso é o que fazemos com nossas estampas”, disse Brooke em uma entrevista.  As garrafas abusaram de cores, em tom quase psicodélico, bem diferente das tradicionais. “O primeiro critério para o sucesso de uma embalagem comemorativa. Não deve haver dúvida de que a embalagem mudou”, diz Ana Couto.

 

Da Califórnia para a região de Champanhe, na França, a cave Piper-Heidsieck também já se valeu de parcerias fashion. Anos atrás, Jean Paul Gaultier fez uma que não poderia ser mais apropriada para um estilista, literalmente vestindo a garrafa com um espartilho vermelho.  Em 2007, a dupla alemã Viktor & Rolf desenhou uma como se estivesse de cabeça para baixo, com a base mais fina do que o gargalo. “Como poderíamos fazer algo novo de algo que é eterno? Só tínhamos uma resposta: inverter as proporções”, explicaram eles, na época do lançamento. Já em 2009, o estilo do champanhe foi para o calçado com o desenho criado pelo badaladíssimo Christian Louboutin.

 

Christian Louboutin e seu sapato icônico transformado em taça para a maison Piper-Heidsieck.

Entre as vodcas, o estilista italiano Ennio Capasa, da C’N’C Costume National, já desenhou uma garrafa para a Absolut, negra, com desenhos de felinos carregando guitarras. Outro design recente, que envolve a moda, vem da designer Natalia Brilli, que concebeu o manto em couro e tachas para a Absolut Rock Edition . Outro italiano, Roberto Cavalli, não só desenhou uma garrafa como batizou a Roberto Cavalli Vodka.  Simbiose fashion-etílica é isso aí.

 

 

 

Save

Save

Save

Save

Save

Save


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *