O efeito Campbell’s

[4 set 2013 | Pedro Mello e Souza | Um comentário ]

As sopas Campbells de Andy Warhol

O lançamento do pack de sabores das sopas Campbell’s me lembrou um trecho da infância. Nada proustiano, prosaico, até. Antigamente, existia loja de importados. Eram poucas, discretas, quase, mas de vitrines tão reluzentes quanto caóticas. Em uma delas, a York House, em Copacabana, misturavam tudo.  Lembro de ver aquele batmóvel da Corgi Toys misturado com uma garrafa de licor; copos de cristal com gravatas de seda; apontadores de lápis transados e estojos de uísque Royal Salute, que só interessavam àquela criança pelo belo saco de veludo roxo.

 

E tinha sopa Campbell’s. Fascínio! Era importado! Não me lembro bem como, algumas latas foram parar lá em casa. Ainda lembro da diferença que senti dos sabores das sopas que tínhamos aqui. Negociei alguma coisa com a família e fiquei com as latas, que preparava sozinho, escondido, comendo na panela, para não correr riscos. Eram de sopas de legumes, pedaçudas, nenhuma cremosa. Pela distância de Maggis e Knorrs, não deixava de ser uma iniciação gastronômica.

 

O pack recém-lançado: quatro sabores.

Os tempos mudaram, os portos foram abertos às nações amigas e a importação virou negócio a granel. Marcas famosas estabeleceram-se aqui, a Campbell’s inclusive, com seus cantos próprios nos supermercados. Lá estão os ícones, dos aspargos aos cogumelos, passando pelo ícone de Andy Warhol, a Tomato Soup.

 

Os três e mais um, o creme de lentilha, estão no pack, que levariam muitos ao delírio na época. Hoje, muito mais em conta, pode ser encontrado pelo preço sugerido de 27 reais em São Paulo, em pontos como o St. Marché, o Emporium Dinis e a Casa Santa Luzia. Ou no Rio, no Península Delli, na Barra da Tijuca. Mas o que eu espero mesmo é a de legumes.

 

Batmóvel da Corgi Toys, tão exclusivo na época quanto a sopa Campbell's da vitrine da importadora York House, em Copacabana.

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimentos

  1. Deni Gomes disse:

    Prezado Pedro,

    Espero que esteja tudo bem contigo.
    A minha infância foi nos anos 70/80 , numa rua chamada Teixeira da Silva nº 647 no bairro Paraiso em São Paulo. O meu pai era zelador neste endereço, no edifício Ilda.
    Eu ao contrário de você, me lembro como latinhas (muitas, viu…) de sopa Campbell’s apareceram em casa.
    Um representante da marca deu para o meu pai um caixa dessa sopa para que ele distribuisse para os moradores do Ilda. Na época o prédio só tinha além da minha família, mais três apenas. O restante do prédio era comercial ( Agência Salles Interamericana de Publicidade). E para o meu pai ele deu 3 caixas!!! Lembro-me que era inverno e essas sopas fizeram a alegria minha e dos meus 3 irmãos!!!
    Hoje sempre que tenho saudade daquela época e vontade de tomar uma sopinha, compro uma Campbell’s. Estava procurando por talheres para massas e acabei encontrando o seu blog. Não tive como não escrever.
    Um abraço,

    Deni