Paris: Kei, por Adriana Mattar

[1 nov 2013 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

 

 

Kei Kobayashi é o nome deste chef japonês treinado por sete anos na cozinha do estreladíssimo Alain Ducasse, no Hotel Plaza Athenée, a quem ele credita sua disciplina. Pelo que conheço dos japoneses – vivi mais de dois anos lá –  sei que essa disciplina ele deve também a muitas gerações de ancestrais, obstinados e perfeccionistas. E pode se sentir no resultado meticuloso e suave da cozinha do Kei. Somado a isso, ele provavelmente ganhou do longo treinamento nos fogões franceses o vigor criativo, o charme na boa medida e o respeito pela cozinha perfeita. A genialidade, arrisco dizer que veio no seu DNA. É, Kei é genial.

 

Chegamos no pequeno restaurante na Rive Droite, perto do Louvre, para almoço às 13h. Eu e meu filho Antonio, agora com assustadores 18 anos. Assim que ele entrou no salão silencioso com mesas espaçadas, algumas com apenas uma pessoa, muitos japoneses, ele concluiu rápido: o papai vai odiar esse lugar, espera ele chegar aqui…vai ficar muito bravo. Ele estava certo, quando meu marido chegou, mais de meia hora atrasado, depois de me mandar mensagens pelo telefone do tipo “vão pedindo”, como se estivéssemos em uma pizzaria, ele me olhou com raiva por tê-lo arrastado para mais uma degustação sem avisar.

 

O salão parece parte de um pequeno palácio bem antigo, a luz do verão parisiense entra pelas amplas janelas e ilumina as toalhas imaculadas, brancas, até o chão, dando o sentido de que se está em um lugar sagrado. Pelo menos para mim, que tentava há duas temporadas uma reserva ali. Meu marido entrou com muita fome e foi logo pedindo pão. O maître, um senhor francês elegante com cara de bibliotecário, explicou didaticamente que o pão só viria mais tarde, após os amuse bouches. segundo orientação do chef. Ele não pestanejou e pediu seu pão naquela hora. Foi atendido com gentileza.

 

Torchon de Foie Gras (FOTOS Adriana Mattar)

O menu era apenas uma folha de papel, enrolado em uma fita, com opção de degustação de 4 ou 6 pratos. Era todo surpresa, provocando ainda mais mau humor nos homens, ogros brasileiros da minha casa. Nem tentei propor o cardápio mais longo – deixo este para quando conseguir voltar em paz com a minha sócia Ana Cecília, sempre a companheira perfeita para as aventuras gastronômicas.

 

Começamos com um coquetel não alcoólico, à base de shiso, aquela folha japonesa que tem um perfume incrível. Seguido por tempura negro de camarão, com a carcaça dele do lado crocante. Veio depois um potinho com sopa fria de milho verde, que estava na estação, mini manjericão roxo e bolota de chantilly. Nunca provei sopa mais leve. Foie gras veio em torchon, chutney de agrumes e gengibre, coberto com pó de brioche, bem molecular e saboroso. E risoto de vinho tinto, cebola caramelizada, amêndoas cruas em lâminas e presunto de parma fresco e finíssimo.

 

Risoto de vinho tinto, amêndoas cruas em lâminas e presunto de parma

A esta altura a minha pequena mesa já reagia como aqueles personagens da festa de Babette, vão se tornando pessoas mais felizes, alegres e amáveis. A comida excepcional tem este dom, graças a Deus. Galinha d’angola, cogumelos. Pêssego delicioso em compota, merengue de framboesa, sorbet de iogurte, coulis de framboesa Palitos de biscoito de amêndoas cobertos na hora com calda de caramelo quente…uau. Precisava agora daquelas onomatopéias de desenho animado para conseguir descrever como estava bom. Só imaginem.

 

Saí me sentindo vitoriosa, consegui provar o meu ponto de que menu degustação pode ser divertido e inebriante. Meu filho e meu marido pararam de reclamar. Epero que eu tenha conseguido transportá-los um pouco para este lugar onde a comida é sublime e parece arte. Para mim é como admirar um quadro genial. Me emociona profundamente. A arte e a gastronomia transformam a nossa percepção do mundo, na minha opinião. Kei é um jovem restaurante, com uma estrela ainda – acho que veremos muito mais de suas criações que unem sutilmente os dois mundos, ocidente e oriente. Vida longa ao Kei. Omedetô gozaimás, muitos parabéns, como dizem lá no Japão.

 

Merengue de framboesa, iogurte e coulis da fruta

Kei

5, Rue de Coq Heron

1er. Arrondissement

Reservas: +33 1 42 33 14 74

Metrô: Les Halles (saída Rue du Louvre)

restaurant-kei.fr

 

Salão do Kei: clima etéreo (Divulgação)

 

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *