Com que vinho eu vou, Camila?

[7 abr 2014 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Camila Soares

Oui Oui

(da matéria Com que vinho eu vou?, publicada no Caderno ELA Gourmet, abril de 2014)

 

Biscoito Globo

Branco seco (salgado) rosé frutado (doce)

É salgado ou doce? Na dúvida, vamos escolher também os continentes. Para o salgado, sugiro um branco de pinot grigio e torrontés, de Mendoza, que é seco, leve, porém com um toque amanteigado. Assim, os dois se desmancham na boca. Para o rótulo, tente o Passo Blanco 2012, de Masi Tupungato. Ou o Riff Pinot Grigio delle Venezie, do Alto Adige, norte da Itália. Para o biscoito doce, vamos à África do Sul, buscar um rosé das uvas mourvèdre e muscadet de Frontignon, um rosé delicado e romântico, que formam a união perfeita na boca, como o Avondale Rosé 2010. Ou o Rosamara Rose, da Costaripa, Lombardia.

 

Cuscuz de tapioca:

Branco doce

Optei harmonizar o cuscuz de tapioca com um vinho de sobremesa, de sabores e leveza que se entrosam em um branco doce, licoroso, de pouca a média estrutura. O chileno Casa Silva Late Harvest 2009 tem duas uvas próprias para isso, a sémillon e a gewurztraminer. Mas se a pessoa preferir um vinho que não seja de sobremesa, vale a pena experimentar o Cocina Blanco, mais leve e também adocicado. E manter sempre essa linha, pois os vinhos secos vão deixar essa samba morrer.

 

Filé aperitivo

Tinto leve e aromático

Se filé aperitivo tem história, pinot noir com syrah também têm. Escolhi este corte de uvas por que as duas casam bem com filé. E se o filé for acebolado a uva syrah garantirá a harmonia, junto com o adocicado da cebola. Assim temos um tinto, leve para médio corpo e bem aromático. Tente o rótulo C’est La Vie 2012, do Albert Bichot. Ou, mais próximo, o Toro D’Oro Syrah Reserva. Só não tente acompanhar com brancos ou tintos muito encorpados, pois roubariam o sabor do aperitivo.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *