Com que vinho eu vou?

[7 abr 2014 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

 

Harmonias cariocas

Qual é, meu irmão, vai harmonizar?

 

Gosta de comida brasileira? Aprecia os quitutes cariocas? Então rasgue todas as cartilhas sobre as combinações ideais entre vinhos e pratos antes de escolher algum dos sabores mais emblemáticos da culinária do Rio de Janeiro. Afinal, qual seria a melhor harmonia para um aipim frito, um caldinho de feijão e um queijo coalho? As respostas estão nas mãos de oito sommeliers de restaurantes famosos na cidade, que trouxeram soluções fáceis para pratos que fariam uma gota de suor correr no rosto de qualquer profissional francês. Do frango com quiabo dos botecos do Centro ao camarão com chuchu importalizado por Roberta Sudbrack, eles atravessaram um oceano de sabores complexos, alguns não previstos nos manuais acadêmicos. Afinal, como confiar em qualquer compêndio que não cite a farofa, ignorada pelo Larousse Gastronomique?

 

Escolhemos profissionais jovens, que encararam o desafio com o humor untuoso de um escondidinho ou a vibração crocante de um pastel de queijo. E todas as respostas vieram com soluções para um dos temperos mais difíceis de superar entre os temperos locais: o calor do Rio de Janeiro. Entre as meninas, as sommelières, Cecília Aldaz, do Oro; Camila Soares, do Oui Oui, Gabriela Teixeira, do Bottega del Vino, e Eliane Oliveira, consultora carioquíssima da Sparkling Pointe Winery, de Nova York. As respostas vieram com a graça esperada. Foi o caso de Camila, que escolheu um vinho branco “que se desmancha na boca”, para combinar com o Biscoito Globo. Ou de Gabriela, que, bem como uma carioca, escolheu para o cozido um vinho que “chegue junto”.

 

Entre os garotos, os sommeliers, mais soluções adoráveis, como “o vinho que dê o prazer e a emoção do prato cremoso”, na combinação que Arruda, do Cipriani, deu ao escondidinho de carne seca. E a opção só por vinhos brasileiros, como nas ideias de João Pedro, do Alloro. Ou ainda a criatividade, como a de Edu, do Fasano al Mare, que deu à rabada com agrião a harmonia similar à que daria ao stinco, que serve na casa. Mesmo para pratos adotados pelos cariocas, como o bobó e o acarajé, as soluções estão à mão e ganharam soluções nacionais ou importadas, que permitem que o Rio de Janeiro vá além da água na boca e seja bom de vinho no copo.

 

 

Siga os links e descubra a solução dada por cada um para os pratos abaixo.

 


Gabriela Teixeira (Bottega)

Cozido de grão

Acarajé

Bolinho de feijoada

 

Elaine de Oliveira

Churrasco de costela

Camarão com chuchu

Queijo coalho

 

Camila Soares (Oui Oui)

Biscoito Globo

Cuscuz de tapioca

Filé aperitivo

 

Cecilia Aldaz (Oro)

Moqueca

Casquinha de siri

Empada de palmito

 

Edu Ferreira

Rabada com agrião

Filé à Oswaldo Aranha

Bolinho de bacalhau

 

Lima (Laguiole)

Bobó de camarão

Frango com quiabo

Picadinho

 

João Pedro Lamonica (Alloro)

Caldinho de feijão

Pastel de queijo

Aipim frito

 

Ed Arruda (Cipriani)

Escondidinho de carne seca

Camarão ao alho e óleo

Lulas à dorê

 

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *