Com que vinho, Cecilia?

[7 abr 2014 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

 

Cecilia Aldaz

Oro

(da matéria Com que vinho eu vou?, publicada no Caderno ELA Gourmet, abril de 2014)

 

Moqueca

Rosé seco

Um dos desafios com esse prato é fazer frente ao pimentão, ingrediente mas marcante da receita. Por isso, sugiro um vinho rosé muito estruturado, totalmente seco, mas com muita fruta vermelha, como no caso do syrah da Montes Cherub, do Vale de Colchagua, Chile. Se for buscar um tinto, cuidado com aqueles que tenham taninos muito marcantes.

 

Casquinha de siri

Riesling

Por ser siri, vale a pena tentar um vinho branco com um pouco de açúcar residual e boa acidez, para dar equilíbrio ao sabor ao sabor do siri, que tem algo de adocicado. Tudo isso, nós encontramos em um riesling típico. O Selbach Oster, alemão, da região do Mosel, é uma boa escolha, pois não se sobrepõe à delicadeza desse tipo de carne. Só evite um branco muito leve e de pouca acidez.

 

Empada de palmito

Espumante português

Nada como um espumante português da Bairrada, que dá água na boca e limpa a gordura da massa da empada e ainda faz frente à acidez do palmito. Três uvas trazem isso: a arinto, a bical e a cercial, que estão em rótulos como o Campolargo bruto, que tem personalidade e sutileza. Um vinho muito marcante ia prejudicar o prato, já que estamos falando de sabores muito delicados.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *