Serra ou wahoo?

[8 set 2014 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

O sushi de serra de Jun Sakamoto, em foto tungada do Instagram de Ivan Marchetti

Aos amantes dos sashimis: está na época do serra. Não confundir com o peixe-serra, aquele tipo de tubarão com bico de serrote, mas o de um parente próximo, o atum. E com personalidade própria para envergar um nome forte como esse com direito a uma bela carne rosada que vai do rosado ao vermelho, do tipo cereja.

 

Nós é que não temos muito dessa personalidade e cometemos dois erros: o primeiro, o de usá-lo somente em sushi bares; o segundo, em adotar a denominação wahoo, que vem fazendo tanto sucesso nos cardápios americanos.

 

Mas nossas apelações alternativas também não ajudam muito. Afinal, quem abriria o cardápio e pediria um “cavalão” – é também parente da cavala. Ou uma sororoca, como sugerem os léxicos, que sugerem até outros sinônimos.

 

Mas ficamos com o ‘serra’, que os pescadores consagraram graças ao formato das nadadeiras dorsais. Limpa, gera essa beleza de exemplar, que repórter Ivan Marchetti (ele não sabe que é repórter fotográfico, mas o é – e dos bons) fez no balcão de Jun Sakamoto.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *