Rotschina

[13 mar 2011 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Gravura de Xu Lei para o rótulo do Château Mouton Rothschild 2008

 

Deu no The Telegraph. Deu no mundo inteiro, na realidade, mas foi no site do diário inglês onde vi, pela primeira vez, a notícia de que um artista chinês, Xu Lei, assinaria o  rótulo da safra 2008 do Château Mouton Rothschild.

 

E assim, com o olho azul no mercado oriental, a mítica grife francesa cumpre com a sua tradição de convidar um artista plástico por ano para desenhar seus rótulos, que já contaram com criações de  Francis Bacon, Andy Warhol, Salvador Dali e Pablo Picasso e até o Príncipe Charles.

 

Mas, por trás da tradição, ficou claro que a China está na alça de mira dos produtores franceses.  Com esse mote, dei a seguinte nota, na edição de janeiro, da EatinOut. A notícia já ficou antiguinha, mas vale o registro.

 

“A relação das grandes casas de Bordeaux com a China estão bem adiantadas.

 

E coube ao grupo Mouton Rothschild a ação diplomática mais simpática de todas, ao convocar o artista plástico Xu Lei para desenhar o rótulo da safra de 2008, ano em que a maison celebra os 65 anos de tradição em encomendas de seus rótulos a artistas contemporâneos de renome.

 

Xu Lei, que é diretor do Museu do Amanhã, de Pequim, enquadrou o famoso cordeiro (em francês, mouton) da marca com um desenho delicado como o de uma porcelana, na cor conhecida pelos próprios franceses como bleu de Chine.”

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *