Cardápio de tomates

[26 fev 2012 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Tomate beefsteak (Foto: Thomas Schauer)

 

Seqüência do post Tomates e seus extratos

 

Beefsteak

Gênero de tomate grande e largo, prezado por ser do tipo heirloom – próximo dos espécimes originais, pré-colombianos. É cortado sempre em fatias horizontais, que terão a aparência de um suculento filé, como sugere a denominação. No Brasil, suas variedades estão inseridas na família do tomate ‘salada’.

 

Carmen

Provavelmente, é o tomate que estará em sua mesa, especialmente sobre a salada ou dentro de seu sanduíche, graças à consistência superior de sua casca e de sua polpa, É especialmente prezado pela sua durabilidade.

 

Caqui

A denominação remete ao formato da fruta: cor levemente rosada, formato achatado, polpa macia e de bom volume, o que confere bons efeitos decorativos em apresentação de saladas.

 

Cereja

A aparência lúdica e delicada é o maior encanto desse tomate de paladar muito leve – às vezes até demais -, surgido nos altiplanos andinos e desenvolvido nos laboratórios israelenses.

 

Cerejão

Variedade portuguesa de tomate não maior do que uma bola de golfe, de meia dimensão entre os tomates comuns e os cereja. Tem a polpa inacreditavelmente doce e torna qualquer salada uma iguaria.

 

 

Tomates portugueses, do tipo cerejão, em salada, com queijo azeitão fresco, especialidade alentejana. (Foto: Pedro Mello e Souza)

Coeur de boeuf

Literalmente, “coração de boi”, referência à forma e a cor sangüínea dessa variedade de tomate. de polpa doce como a de uma fruta que é. É a foto que abre este post.

 

Débora

Variedade de tomate de forma achatada e de redondez irregular, mas de excelente paladar. É um dos tomates de nome feminino da família de sementes da japonesa Sakata.

 

Holandês

É uma das variedades mais apreciadas pelos fotógrafos, pela harmonia de sua casca brilhante e pela cor viva de sua polpa suculenta e pelo seu talo muito verde e decorativo.

 

Momotaro

Variedade japonesa de tomate do tipo caqui. Tem a casca mais clara do que as demais e o paladar mais adocicado sobrepõe-se à acidez, tornando-o comparável aos tomates europeus.

 

Roma ou Italiano

É o tipo usado na foto da capa dessa edição. Tem o formato alongado como o de uma berinjela, carne adocicada, firme e densa, o que o torna ideal para o tomate seco, especialmente quando são híbridos ou de mudas do mítico san marzano.

 

Sweet grape

Ou tomate-uva, variação do tomate-cereja e, portanto, um dos tomates da moda. Tem o paladar mais saliente do que seu similar, o que o faz próprio tanto para saladas quanto para o preparo de canapés e pratos de forno.

 

Cherry Grape: (Foto Maria Eduarda Mello e Souza)

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *