EatinOut 18

[7 fev 2012 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

 

Tem coisa mais antiga no mundo da gastronomia do que uma roseta de tomate enfeitando um prato de frango ou de filé? Era uma das demonstrações de destreza dos chefes com a ponta da faca e durou mais de um século nas mesas de inspiração hoteleira, até que a revolução do visual dos pratos transformasse a arte em um monumento do kitsch.

 

Mas a estética do tomate é sofisticada e sempre iluminou a mesa com formas e sua bela cor vermelha, que deu vida a pratos, molhos, saladas, recheios e coberturas. As variedades do fruto (ou da fruta, o que de fato é) contribuíram para esse colorido, para a suculência de nossa matéria principal e até para a bela foto de capa que produzimos para essa edição, a 18ª da revista.

 

Belas cores também integram o leque de outra matéria desta edição: as tintas e as citrinas, que dominam os vinhos do Alentejo. Tido pelos críticos internacionais como uma das regiões da moda no mundo dos vinhos, o Alentejo chega às nossas páginas na matéria de viagem, sob o ponto de vista de seus rótulos, de suas vinícolas, de seus quitutes, que geram ângulos dramáticos em suas paisagens e curvas, suaves em seus sabores.

 

No perfil gastronômico, fizemos um transporte para a ficção ao explorar os paladares que povoam o personagem Tintim, no rastro da badalação em torno do filme que, três meses após sua estréia na Europa, chega ao Brasil.

 

Na análise sobre a relação com o herói belga dos quadrinhos e sua turma – especialmente o Capitão Haddock – com a gastronomia, descobrimos o gosto de Hergé, autor da série, que valeu citações ao longo de seus livros – e homenagens que chegam hoje, de origens tão distintas quanto a confeitaria e as maisons de Champagne.

 

No capítulo das receitas, 8 fórmulas de fácil execução em casa. No roteiro, uma relação de 141 restaurantes, que cobrem 8 estados diferentes, com os ícones da gastronomia em suas capitais, de Recife a Porto Alegre, do Rio a Brasília, passando por Curitiba, Salvador e, claro, São Paulo.

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *