Domaine du Haut Peron

[19 out 2019 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

⠀⠀⠀⠀⠀

Falamos aqui de um dos vinhos da série Haut Peron, do rótulo Sauvignon Blanc. Uma ponta de marmelo, outra de pêssego e, para não dizer que não é um saugvignon blanc, uma pinceladade de alcachofra aqui e outra de pimentão ali. Mas o que vale é essa estrutura mineral, dura, quase salina da área de Tours – Touraine, para os expertos -, à beira do rio Loire.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Tudo isso, a metros daquele que era o antigo paço francês, epicentro das cortes até que  Versailles, por conta da órbita política de Paris, tomasse lugar. Ali, a raiz de cada uva da região guarda o peso histórico de uma área em que imperou François Ier, viveu Joana d’Arc, morreu Leonardo. Portanto, ali, bons vinhos é uma obrigação histórica, uma vocação artística, uma inspiração heroica.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Acidez franca, presente da abertura ao último fundo de como. Mas sempre elegante – e elegância é a marca desse vinho de bela cor dourada, assinada por Guy Allion, produtor de vinificação fina, que Alan Hunt descobriu e inseriu no portfólio da importadora britânica Berkmann.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mais fineza no álcool (12.5%), na persistência na alma agradecida, na leve gordura de sua textura, na complexidade de boca, com sensações que vão da mordida em abacaxi ao esfregar de um capim.  Tudo isso com leveza e, repito, elegância, postura, majestade, sob um manto límpido, cristalino, entre o citrino e 0 dourado. Quem já esteve na região sabe, pelo copo, qual a cor de um nascer do sol no Loire.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

RÓTULO: Domaine du Haut-Péron

PRODUTOR: Guy Allion

SAFRA: 2018

PAÍS: França

REGIÃO: Loire

ESTADO: Val-du-Loire

CIDADE: Tours

CASTAS: sauvignon blanc

ESTILO: branco fresco, sem madeira

CLASSIFICAÇÃO: Touraine, Val-de-Loire

ÁLCOOL: 12,5%

VINIFICAÇÃO: Unwooded

FORMATO: Lorrain

QUEM TRAZ: Berkmann Wine Group

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *