Quinta da Herdade Avesso 2016

[26 nov 2016 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Tudo o que um vinho não pode é ser avesso à uva. Ainda mais se a uva é conhecida exatamente como “avesso”. Mais uma surpresa do reino dos vinhos verdes, com leveza, simplicidade, aroma e uma acidez esplêndida para abrir o apetite e fechar a refeição. E vem até com trocadilho junto, em um ápice das denominações de propriedades portuguesas, a quinta e a herdade. Um barato – até porque não é caro.

 

É um vinho simples, limpo, com adorável ponta de acidez, para beber por puro prazer. É refrescante e, no sentido estrito e primitivo da palavra, refrigerante – já me açodaram por dizer isso, mas, ignoram os ignaros, o que refrigera corpo e alma, mais do que qualquer outro, é um refrigerante.

 

Mas todo esse frescor pode ir tranquilamente à mesa, acompanhar pratos tão opostos quanto ostras, amêijoas e mexilhões quanto um leitão assado, que terá enxaguada com graça todo o prazer gordo de sua carne – e de sua graxa. Moderno que é, o rótulo fará ainda bela presença diante de um sashimi, de um ussuzukuri, de um ceviche, de um carpaccio.

 

Frescor absoluto, mineralidade e um misto de denominações no Quinta da Herdade Avesso 2016 (Foto Pedro Mello e Souza)