Mr. Kitchen

[7 maio 2011 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Kitchin não é nem a prosódia nem uma forma cool de se escrever kitchen. É o sobrenome de Thomas Kitchin, os chef mais medalhado entre os escoceses. Mas Kitchin é também o nome do restaurante que abriu em Edimburgo, em 2006, e que conquistava a sua primeira estrela do Michelin, no ano seguinte.

 

Quem for esperto poderá conhecê-lo de perto nessa segunda-feira, 9 de maio,  quando ele assina o cardápio e comanda o evento Whisky Festival 2011, no restaurante Zozô, na Urca. O circuito, promovido pela Diageo, proprietária da marca Johnnie Walker, já incluiu um almoço no restaurante Dui, em São Paulo, na quinta-feira passada. E prevê uma última chance aos brasileiros no Grill & Bar, em Salvador.

 

Todos os pratos são harmonizados com a gama de uísques da marca, no cardápio ao preço fixo de 120 reais.

 

No cardápio, Kitchin vai direto ao ponto que o garantiu prêmios como “Melhor restaurante da Inglaterra” e que seguem os preceitos de seu livro From nature to palate, com fórmulas essencialmente britânicas, no modo e no ingrediente. É a sopa de beterraba com truta defumada e o carpaccio de polvo com frutos do mar das duas primeiras entradas.

 

Na terceira entrada, Kitchin apresenta aos brasileiros o brawn, uma finíssima terrine de cabeça de porco, que ele guarnece com camarões brasileiros, substitutos dos Dublin Bay prawns da fórmula original. Na harmonia, o badalado Green Label, da Johnnie Walker.

 

O serviço prossegue com um beef à Wellington, uma bela peça de filé, que Kitchin costuma envolver com uma massa folhada, rechear com uma mousse de frangos e cogumelos e guarnecer com aspargos e um apurado jus de carne. É o toque pessoal do chef a uma receita que a hotelaria costuma mumificar em réchauds e enterrar em molho madeira. Old Parr 12 anos na harmonia.

 

Por fim, o chef sugere uma versão própria do baba au rhum – com ele, ao uísque, claro. Não só pelo nativismo de sua cozinha, mas também pela harmonia do top de linha da Johnnie Walker, o Blue Label.

 

Local: Zozô

Av. Pasteur 520

Urca

Tel: (21) 2542-9665

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *