Dois copos de Larousse

[26 mar 2011 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Larousse da Cerveja (Reprodução)

Já perdemos a conta de quantos livros de gastronomia a editora Larousse já lançou em todo o mundo. São edições dedicadas a todo o tipo de instância à mesa, das edições que cobrem entradas ao livro sobre as sobremesas, passando pelo monumental Larousse Gastronomique. Mas o capítulo dos copos parece ter ganho seu espaço na estante nobre da editora, primeiro com a consolidação do Larousse dos Vinhos, agora com edições dedicadas à cerveja e ao uísque single malt.

 

Mineiro de Belo Horizonte, Ronaldo Morado é o primeiro autor não europeu a assinar um título da editora. Em seu “Larousse da Cerveja”, lançado no ano passado, ele faz uma rica relação de harmonias entre praticamente todos os tipos de cervejas européias e os mais diversos pratos, sejam salgados ou doces. “A cerveja é especialmente indicada para acompanhar molhos cremosos, chocolates, pratos com presença marcante de ovos ou vinagrete e pratos apimentados”, explica Morado.

 

Ao elevar a cerveja ao nível da gastronomia, Ronaldo Morado não economiza circunstâncias tipicamente européias e ainda relaciona possíveis combinações com pratos fortes de nossa culinária, como no caso da carne de capivara e das moquecas. “Comidas cujo sabor permanecem por muito tempo na boca requerem uma cerveja também marcante”, observa o autor, que não deixa de fora sequer os pratos açucarados. “Frutas e doces não vão bem com as cervejas Pilsen, mas são bem acompanhados por Lambic e Gueuze”, completa o expert.

 

Mas ele deixa claro que, sendo uma bebida da confraternização, a cerveja pode e deve ser usada para aproximar as pessoas e não para segregá-las. “Em uma reunião de amigos não há regras nem dogmas a seguir para a harmonização com comidas; apenas sugestões.”

 

Resultado de muitas visitas às destilarias escocesas, de incontáveis degustações e de dezenas de discussões com especialistas, o livro “Whisky Classificado”, do escritor David Wishart, que a editora Larousse acaba de lançar, apresenta um novo sistema de classificação para o uísque, sugerido pelo autor. As notas que tomou – e que tornaram o livro a bíblia dos apreciadores do uísque original, sugerem 12 dimensões para se analisar um single malt, de modo a incorporar, de forma simples e objetiva, os mais de 400 termos até então empregados para classificar a bebida.

 

“Cada uísque de malte tem uma procedência única”, ensina Wishart. “Através do paladar, é possível compreender por que a região de origem, o tempo de conservação e o lugar onde é guardado – entre outros aspectos – são tão importantes para o resultado final do uísque”, analisa.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *