Malásia: último dia

[1 abr 2011 | Pedro Mello e Souza | Um comentário ]

Camarão: entrada do Festival Malaio, no Sawasdee Bistrô (Foto de Thiago Sodré)

 

O prato dessa foto aí em cima faz parte do Singapura mix. E Singapura é uma das cores do imenso mosaico que é a culinária da Malásia, tema do festival que Marcos Sodré edita de 1º. de abril até o outro domingo, dia 10, nos restaurantes Sawasdee do Leblon e do Fashion Mall. Não por coincidência, na madrugada do próprio domingo, o mundo assiste ao Grande Prêmio da Malásia de fórmula 1.

 

A idéia é dar seqüência ao ciclo de eventos temáticos que a casa promove desde o ano passado, quando trouxe a sua visão de cardápios indianos, chineses e o vietnamita, que eu experimentei.

 

Menos um festival e mais um cardápio (R$98 por pessoa) focado sobre a culinária daquele país, que mantém um equilíbrio entre a própria escola nativa e as influência dos hindus (especialmente o arroz basmati), do império birmanês (as pimentas furiosas), da vizinha Indonésia (caso do sambal e do gado-gado da entrada) e de uma China sempre onipresente, aqui, através do chá com leite condensado, típico também do Vietnã.

 

O paladar malaio fica por conta do sabor marcante de especiarias como cominho, canela e anis estrelado e de ingredientes da cultura local, como o quiabo. Frutas são servidas junto com os pratos, além de servirem como base para preparos como massas e molhos. “A culinária malaia tem aspecto rústico, porém com sabor marcado por especiarias, o que enche o resultado final de sabores e cores”, explica o chef.

 

A pedidos, Marcos Sodré poderá repetir o mix de entradas na semana de 25 de setembro, quando acontecerá o Grande Prêmio de Singapura.

 

O cardápio:

 

ENTRADAS:

Singapura Mix:

Gado Gado – Salada de folhas verdes ao molho de amendoim;

Cumi Cumi Garing – Lulas ao açafrão grelhadas com geléia de chili;

Sambal Tumij Udang – Camarões ao molho picante de tamarindo sobre panquequinha de banana;

 

PRATO PRINCIPAL

Rendang Padang – Ossobuco cozida em baixa temperatura em mix de especiarias, quiabo grelhado e arroz basmati ao creme de coco.

 

SOBREMESA

Bubur Pulut Hitam – Arroz negro ao molho de limão, manga grelhada e fatias de morango.

 

CHÁ

The Tarik – Chá preto batido com espuma de leite condensado

 

Serviço:

Festival Malaio

Data: de 1º a 10 de abril

Preço: R$ 98 (entrada, prato principal e sobremesa)

Horários: Servido nos almoços de sábado e domingo, e diariamente, no jantar

 

Sawasdee Bistrô Leblon: Rua Dias Ferreira 571 – A. Tel: (21) 2511-0057 (60 lugares). De segunda a quinta, das 19h à meia-noite. Sexta, das 19h à 1h. Sábado, das 12h à 1h. Domingo, das 13h às 22h. C.c: todos. Manobrista: Terceirizado.

 

Sawasdee Bistrô Fashion Mall. Estrada da Gávea 899, 1º piso loja A – São Conrado. 94 lugares. De segunda a quinta e domingos, de 12h à 0h. Sextas, sábados e feriados, de 12h à 1h.  Almoço executivo: de segunda a sexta (exceto feriados), das 12h às 16h. Tel: (21) 3322-2150. Cartões de crédito: Mastercard e Visa.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimentos