Daniel e os “5 Best” de Nova York

[22 dez 2013 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Este post é a íntegra da matéria publicada pelo caderno ELA Luxo, em O Globo, em que visitamos os cinco melhores restaurantes de linha francesa em Nova York. Os textos com as impressões sobre os demais restaurantes está em:


Eleven Madison Avenue

Per Se

Le Bernardin

Jean Georges

 

Fusão da França com a nova América: caranguejo peekytoe, gelée de tomates (FOTO T. Schauer)

 

Nosso bom, simpático, agradável Daniel Boulud, valente e cansado de guerra. Seu restaurante é um mega clássico de Nova York, com todas as condecorações de desbravador da selva da gastronomia americana, em fins dos anos 80, quando chegou, viu, venceu – e, depois, cresceu e multiplicou-se, em trajetória para todas as reverências e com princípios bem nítidos, como na entrevista que concedeu em 2012, quando esteve no Rio, dando um show e deixando bem atrás os seus companheiros do jantar que a Zahil promoveu.

 

Por isso, dá gosto de ver o gosto que os americanos têm em respeitar a tradição do ambiente pesadão, de pouca ou nenhuma iluminação e muita compostura, lotado de ternos e gravatas que só se afrouxam no bar ao lado, onde estilo de roupa e faixa etária mudavam radicalmente. O serviço foi errático no bar, demorou na mesa, hesitou diante da carta de vinhos mas engrenou após os pedidos. E como…

 

Linguado curado em raiz forte, bavarois de shiso, beterrabas, edamame, algas (Foto: Thomas Schauer)

No cardápio, vale a corrente: em todos os restaurantes da moda em Nova York, a estação manda nos pratos. Assim foi com os frutos do mar da entrada, os caranguejos peekytoe, em que Daniel, como poucos atua com a sua fusão da hotelaria França com a nova América: abacates com azeitonas na guarnição. O mesmo com as vieiras, com a sauce diable de outrora. Ou ainda com os abalones, sua escarola, seus croquetinhos de arroz.

 

A grande cozinha confirmou-se nas carnes, com a cela de coelho recheada com chouriços e com a vitela com molejas – lá, os sweetbreads. E também com as sobremesas, com o coulant de chocolate guanaja, o espelho de pêssegos, com o baba, não ao rum, mas com o licor chartreuse. Em frente ao Central Park, estamos no coração de uma Paris que não se entrega.


Black sea bass em preparo lento, molho de sumagre (FOTO Thomas Schauer)

 

 

Coulant de chocolate guanaja (FOTO Thomas Schauer)

DANIEL

60 East 65th Street (entre Madison e Park Avenue)

New York, NY

Reservas: OpenTable. com

Confirmações: +1 (212) 288-0033

Metrô: nenhum a menos de três quadras. O mais próximo é Lexington Av/63th.

danielnyc.com

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *