New England IPA

[16 fev 2017 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Por que New England? Porque a Nova Inglaterra é famosa pelos rótulos míticos, daqueles que produzem pouco e não exportam menos ainda. Tomam tudo. Quem não viajar, não vai provar. A experiência, uma explosão mundial nos últimos seis meses, é quase completa para quem degusta: boca cheia e generosa e duas marcas que dão o perfil do sucesso do estilo, aromas e paladares abundantes de frutas, da manga à lichia.

 

Shak Attack, uma das duas New England IPA da carioca Mistura Clássica (Foto Pedro Mello e Souza)

Shark Attack, uma das duas New England IPA da carioca Mistura Clássica (Foto Pedro Mello e Souza)

É o amargor menor dando lugar a um perfume maior. O agente responsável é uma levedura rara, que poucos têm por aqui, a conan, que, apesar do nome musculoso, dá à cerveja uma elegância que, nos vinhos, encontramos nos bons pinot noirs. Essa levedura é responsável por outra riqueza das New England IPAs, a cor dourada do resíduo – os bons produtores fazem questão de não filtrar – e que dão, de quebra e sem trocadilhos, uma joelhada a mais no sabor – é perfeita para pratos gordos e crocantes, como o joelho do Herr Pfeffer.

 

Descrevi o estilo e, de quebra, um dos rótulos que escolhi para a iguaria, o Livin’ the Dream, que a mineira Koala San Brew lançou no fim de dezembro, em lote mínimo. Mas o Rio de Janeiro não fica atrás. Pelo contrário, alguns dos mais importantes rótulos nacionais do estilo são daqui do estado. Temos dois deles com a grife Hocus Pocus, famosa pela rotulagem e o conteúdo, ambos psicodélicos, a Over Drive e a Event Horizon. E também a Mistura Clássica de Angra dos Reis, que traz duas cervejas do tipo, a Lion Attack e a Shark Attack.

 

Nos dois últimos casos, vale a pena dar um pulo na Tap Container, uma estação que a Mistura Clássica montou no supermercado Extra, da Mariz e Barros. Ali, em meio às dez torneiras da marca, podemos degustar os exemplares de New England IPA em chope para decidir qual levar, em lata grande (crowler), para casa.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *