O forno da arte

[11 maio 2011 | Pedro Mello e Souza | Um comentário ]

O Pli selon pli: homenagem a Pierre Boulez no jogo americano.

 

Volta e meia lemos algo na imprensa sobre arte em restaurantes. São uns quadros bonitos ali, umas esculturas antigas acolá. Mas nada que mostrasse o privilégio à arte contra o limite do ambiente, nem que requeresse uma curadoria ou algo mais do que um recurso de decoração.

 

Até que o restaurante Bazzar abriu seu espaço para diversos tipos de manifestação artística. Primeiro, com um painel enorme, na testa do restaurante, que exige equilíbrio físico – ainda mais do que o artístico – para vencê-lo. Depois, com as toalhas de papel e, finalmente, com os pequenos monitores de video ao lado das mesas laterais, que mostram, em câmera lenta, o processo de criação das peças.

 

Foi assim com o Bazzar em Giz, é agora com o Bazzar em Foto, que inaugurou na segunda-feira, dia 9 de abril, mais uma etapa do projeto Arte no Bazzar, com um vernissage à classe, aos amigos e à imprensa. Em cartaz, uma amostra da série “Quantas ASAs tem um pixel”, série em que o fotógrafo paulistano Vicente Mello questiona a era da foto digital.

 

No painel maior, a inédita Metaesquema, uma referência aos trabalhos em guache da fase de Hélio Oiticica dos anos 57 e 58. No jogo americano, nas mesas, sim, diante do cliente, está a pli selon pli, uma referência ao sistema dodecafônico da música do francês Pierre Boulez. Nos postais, Vicente expõe a obra Biguás, um efeito que lembra uma revoada, mas que nada mais é do que uma foto noturna do prédio da Chrysler, em Nova York.

 

Para Cristiana Beltrão, proprietária do restaurante, o objetivo do Arte no Bazzar, é apoiar qualquer forma de expressão artística e tirá-las dos seus espaços habituais de exibição, como galerias e museus. “Foi o que fizemos com o Bazzar em Giz, primeira fase do projeto”, explica ela, que, além de abrir o espaço, ainda registra o processo de sua criação. “Assim, o artista fica em exibição tanto nos painéis, postais e toalhas de mesa como também o seu making of nos monitores – e, posteriormente, no site do Bazzar“, completa.

 

Bazzar – Rua Barão da Torre 538, Ipanema – Ipanema – Tel.: (21) 3202-2884

 

 

Luzes da torre da Chrysler, em Nova York: referência de Vicente Mello ao vôo dos biguás cariocas


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimentos

  1. Ana Paula Baumgarten Krebs disse:

    Ta aí um evento imperdível!