A Úmbria é aqui

[7 abr 2011 | Pedro Mello e Souza | 2 comentários ]

 

Poucas regiões italianas guardam tantas tradições quando a Úmbria. Ponto de encontro das culturas dos gregos, vindas do sul, e dos etruscos, do norte, a região conserva traços da história na arquitetura, na religião, nas festas, nas sagrações, no imaginário moderno (quem não se lembra do Exército de Brancaleone?) – e, claro, na mesa.

 

Por isso o azeite de oliva daquela região tem características próprias, graças a castas de azeitonas ancestrais como a moraiolo, a leccino e, a mais conhecida, a frantoio. Todas elas chegam agora ao Brasil através dos produtos da Oleario Bartolini Emilio, importados pela La Rioja.

 

Sediados na região de Trevi, eles produzem alguns dos mais finos azeites italianos, dentro das normas que garantem a chancela D.O.C. Úmbria, que envolvem de colheita à mão e decantação natural.

 

A linha conta com azeites tradicionais, que incluem ainda os extra-virgens toscanos (IGP – Indicação Geográfica Protegida) e uma série de óleos aromatizados para a mesa, em sabores como alho, alecrim, manjericão, limão e cogumelos porcini.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimentos

  1. sonia laureano disse:

    o site está maravilhoso, especialmente os tags!
    parabéns!

  2. pedro paulo de m antonaccio disse:

    acho o site otimo. estou começando a estudar os azeites e as azeitonas.Gostaria se possivel de uma explicação quanto aos teores de acidez , dos azeites acima , a concentração dos polifenois , como tambem a composição de cada um dos azeites,para que eu possa aprender um pouco mais.
    desde já grato
    pedro paulo