Uvas: mavrodaphne

[2 nov 2012 | Pedro Mello e Souza | Um comentário ]

Mavrodaphne: frutas pequenas e escuras, em bela foto de Constantine Pittas, do site Kerasma.gr

Não é uma uva brilhante, mas, aparentemente, é uma antiga descoberta na produção de vinhos doces e fortificados. O crítico Oz Clarke não cita a mavrodaphne (originalmente, μαυροδάφνη) em seu guia, mas sim em seu livro Grapes and Wines, onde repete apenas o que é claro na estrutura do vinho: lembra mesmo um porto. Achaia-Clauss é o produtor que ele indica.

 

Hugh Johnson já a cita em seu guia de 2012, lembra o étimo “louro negro”, referências às bagas negras da folha aromática, e anuncia promissoras variedades de vinhos secos de mesa, da mesma região de Patras e da ilha de Kefalonia, norte do Peloponeso. Também econômica, Jancis Robinson se reporta ao modo de preparo, com a uva seca e afasta as suspeitas de que a casta teria relação com variedades de terroirs vizinhos, chamados mavro, que, no fim das contas, significa, negro – ou, para o nosso caso, tinto.

 

Mais erudito, Pierre Galet cita sinônimos como mauro daphni, mavrodame e mavrodaphvista. E chama a atenção para a sua colheira tardia e seu longo envelhecimento, especialmente no primeiro ano, quando matura em barricas expostas ao sol. Cambas, uma vinícola de Achaia, adquirida recentemente pela badalada Boutari, foi a que experimentei.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimentos

  1. Nathalia disse:

    Olá,
    Tive o prazer de experimentar um dos vinhos feitos com essa uva. Neste especificamente, o teor alcoólico é de 15%. Gostaria de saber por quanto tempo ele se conserva depois de aberto, se dura o mesmo que o do Porto ou o mesmo que um vinho “normal”, ou um tempo intermediário. Obrigada e parabéns pelo ótimo blog.