O virtuoso Mr. Funcho

[18 nov 2013 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Funcho na pracha da coleção Flora von Deutschland, Österreich und der Schweiz, de 1885

 

O Funcho, segundo a culinarista Marise Berg

Prana Spa Ayurvedico, Campos do Jordão.

(complemento da matéria Funcho: moda em Nova York)

 

A parte mais usada do funcho é a sua raiz. No todo, é um vegetal aromático, com potente ação carminativa (alivia gases) e diurética. Tem baixo valor energético, com poucas calorias, e  contém fibras, além de ser uma boa fonte de vitamina C, um potente antioxidante e cofafor na formação do colágeno – a tão famosa proteína que confere vigor à pele.

 

O funcho tem também altos teores de vitamina A, que é um estimulante do sistema imunologico e um tônico para a visão. Dentre os elementos funcionais contém carotenóides como o betacaroteno, a luteína e zeaxantina – elementos bem conhecidos pela potente ação antioxidante, como hipoglicemiante e antineoplásica. Anticancerígera, portanto.


Em resumo: fresco, vitaminado, quase nenhuma caloria, pouco sódio, zero colesterol. O que resta é o puro sabor do funcho, uma planta que é usada da flor à raiz, do talo à semente, para conferir um sabor que viaja entre o anis e a erva-doce e leva essa pequena explosão de paladar a qualquer tipo de prato saudável, das carnes – aves, peixes, caças – às saladas e sopas de todos os tipos.


Creme de aipim com aviú e flor de funcho, do Bazzar (FOTO Pedro Mello e

 

Funcho e manjericão: aromas italianos no risoto nero de Corrado Assenza, do Caffè Sicilia, na cidade de Noto, Siracusa (FOTO: Pedro Mello e Souza)

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *